Em 1914, Henry Ford criou um sistema de produção cuja principal característica era a produção em massa. Era o início do Fordismo. O objetivo desse sistema era reduzir custos e produzir mais em menos tempo, o que tornou o trabalho extremamente repetitivo e sem customização, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção.
Hoje, vivemos a inversão desse sistema. Em pleno século XXI, a prioridade não é mais a quantidade, mas sim a qualidade. O cliente se preocupa em adquirir um produto duradouro e, desta forma, investir apenas uma vez neste.
Com base nesse novo sistema, a customização tem ganhado bastante força: produtos feitos sob medida, com um projeto totalmente dedicado às necessidades do cliente. Materiais pensados especialmente para cada projeto trazem muito mais satisfação para o cliente.

Casa modular em Campos do Jordão
Vantagens
Dentre as vantagens desse tipo de customização, destacamos o acompanhamento da obra por um profissional especializado, que irá entender suas necessidades para implementar no projeto. É possível prever etapas posteriores ao projeto original e atender as necessidades que surgem ao longo do tempo.
Outro ponto positivo é a escolha dos materiais. Quando compramos um produto pronto, muitas vezes não é possível escolher os materiais utilizados para a fabricação. A escolha de materiais assertivos evita a necessidade de uma posterior reforma no produto.
Depois de decidido, é necessário sempre analisar o histórico da empresa: se já estão acostumados a fazer esse tipo de produto e quais são os cases anteriores mais importantes e desafiadores.
Deixe uma resposta